9 de fev. de 2011

O JOGO DA MOEDA - ATLÉTICO X BOTAFOGO







Em 15 de novembro de 1967, o Atlético "escreveu" uma das histórias mais folclóricas do futebol brasileiro. Depois de dois jogos tensos pelas oitavas-de-final da Taça Brasil, Galo e Botafogo fizeram o jogo de desempate no Mineirão. No primeiro jogo, os cariocas venceram por 3 a 2 e no segundo os mineiros ganharam por 1 a 0. A tensão dos dois primeiros jogos foi transferida também para o jogo que decidiria quem enfrentaria o Náutico nas quartas-de-final. Os atleticanos estavam irritados com o craque Gerson, que humilhara o time no Rio de Janeiro. "Ele dava dribles desnecessários e cobrava até tiro de meta", lembra o atacante Buião, que disputou aquele jogo.

Nervosos, os times só marcaram gols na prorrogação. O Galo aos 3 min, com Ronaldo, e o Botafogo aos 13 min, com Gerson. Partida empatada, a decisão foi para a sorte. O classificado seria o clube que ganhasse a disputa de cara ou coroa. No meio de campo, o árbitro Armando Marques chamou os capitães Décio Teixeira, do Galo, e Gerson, do Botafogo. No entanto, os outros atletas acompanharam para ver de perto da decisão. "Antes de a moeda cair no chão, o Décio já saiu correndo comemorando a nossa classificação. O árbitro não tinha o que fazer. Acho que ninguém viu qual foi realmente o vencedor daquele cara ou coroa. O Armando Marques não teve coragem que ir contra o Atlético", comentou Buião, que não se lembra da resenha depois do jogo.







Ficha Técnica
.
Data: 15 de novembro de 1967.

Local: Belo Horizonte, MG.

Estádio: Mineirão.

Público: 71.997 pagantes - Renda: NCr$ 216.409,00.

Competição: Taça do Brasil.

Árbitro: Armando Marques, RJ.

ATLÉTICO: Hélio; Canindé, Vânder, Grapete e Décio Teixeira; Vanderlei Paiva e Bibi; Buião, Ronaldo, Lacy e Tião - Tec: Fleitas Solich.

BOTAFOGO: Manga; Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério, Ferreti, Afonsinho (Lula) e Paulo César - Tec: Zagalo.

GOLS: Ronaldo (3' - 2º tempo da prorrogação) e Gérson (13' - 2º tempo da prorrogação).

OBS: Conforme regulamento da competição, após empate na prorrogação, o jogo foi decidido por sorteio "com moeda" e o Atlético venceu.

2 comentários:

Galo digino de glorias no passado,presente e futuro

Nossa, ate no cara e coroa o Galo vence!
hehehe
Galo forte e vingador!!
=D

Postar um comentário