25 de jul. de 2011

Por que Campeões do Gelo?

“Nós somos Campeões do Gelo, o nosso time é imortal...”

A delegação atleticana 1950.


Em 1950 nos frios gramados europeus os jogadores conquistaram o titulo de Campeões do Gelo e uma posição de destaque até no hino do clube.

Na realidade não houve uma disputa de campeonato, o Atlético foi convidado para representar o futebol brasileiro no exterior.

Foto Tirada durante um treinamento da histórica excursão à Europa


O Atlético foi o primeiro clube brasileiro profissional a excursionar pela Europa, primeiro triunfo do futebol brasileiro no exterior, antes mesmo da Seleção de 1958.

Boa parte da imprensa combatia e criticava essa excursão temendo um fracasso do time mineiro no exterior. Mas a torcida confiava no Galo.

Campeões do Gelo: momentos antes de Atlético x Stade Français


O Galo sabia que teria adversários difíceis, da Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Bélgica e França. Os atleticanos encontraram os estádios lotados, pois havia por parte dos europeus muita curiosidade em torno dos brasileiros. E em campo o Galo confirmou as expectativas.

Foram dez jogos com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, o Atlético marcou 24 gols e sofreu 18.

A chegada da delegação em Belo Horizonte foi sensacional. O povo saiu às ruas para saudar seus ídolos.

As homenagens sucederam-se nos dias posteriores à chegada, com os jogadores requisitados pela imprensa e sempre contando os feitos da primeira excursão de um clube mineiro à Europa. Foi uma das maiores recepções já vista em Minas Gerais.

Na chegada a torcida atleticana recepcionou os jogadores com uma enorme festa.


Jogos:

Munich 1860

3 x 4

Atlético, em Munique ( Alemanha )

Hamburger Sportverein

0 x 4

Atlético, em Hamburgo ( Alemanha )

Werder Bremen

3 x 1

Atlético, em Bremen ( Alemanha )

Schalke04

1 x 3

Atlético, em Helsenkirshen ( Alemanha )

Rapid Wien

3 x 0

Atlético, em Viena ( Áustria )

Sarrebruck

0 x 2

Atlético, em Reno ( Áustria )

Anderlecht

1 x 2

Atlético, em Bruxelas ( Bélgica )

Eintracht Brauschweig

3 x 3

Atlético, em Brauschweig ( Alemanha )

Seleção de Luxemburgo

3 x 3

Atlético, em Luxemburgo

Stade Français

1 x 2

Atlético, em Paris ( França )


Time: Cafunga e Mão de Onça (Goleiros); Afonso, Oswaldo, Juca, Moreno, Vicente, Zé do Monte, Haroldo, Barbatana, Vicente Perez e Márcio (Defesa/ Meio – Campo); Lucas, Lauro, Cezinho, Alvinho, Vavá, Nívio, Vaguinho e Murilinho (Atacantes)


Clube Atlético Mineiro

@moraesjoice13



Siga o Blog no Twitter


Queremos conhecer você. Clique aqui e responda.


12 comentários:

Em 1950 o GALO foi campeão do mundo ou campeão da Champions League?
twitter.com/GuyAfonsoCAM

Show de bola!!! Saudade do #Galo de verdade...

Parabens @moraesjoice13

http://twitter.com/#!/Charlys_e_Cris

Queria ter vivido nessa época. Galo jogava com amor, com raça, técnicos tinham vergonha quando faziam besteiras e presidentes além de torcedores, entendiam de futebol. A torcida hoje ama o GALO, mas naquela época o amor era recíproco.
twitter.com/GuyAfonsoCAM

primeiro campeao brasileiro, 39 campeonatos mineiro, campeao do gelo, duas mercosul... Historia e tradição agente tem, o que falta ao galo é ganhar um titulo como por exemplo a copa do brasil pra voltar ao cenario nacional, pq por mais q seja triste se o galo nao ganhar alguma coisa, em questao de tempo vai se tornar um clube como bahia, guarani e outros que ja foram grandes e hoje só tem torcida e tardição! Parabéns pelo seu texto joyce :D

Otimo texto! "nos somos campeos do geeloo" GAAAAAAALOOOOO

Muito obrigada a todos.
Abraços
Joice Moraes

é uma pena que não pude ver tantos craques juntos, e tenho que me contentar com Ricardo Bueno, Patrick e Guilherme Santos!! Essa época meu vô era feliz e eu não sabia!! Parabéns Joice...... Sou colunista do Blog plantaodofutebolmundial.blogspot.com confere lá dpois.. abração linda!

O Galo já foi grande um dia. Triste fim do nosso Galo. Vi o sub-17 jogar aqui em Vitória e fiquei assustado. Só baba. Não tem 1 que preste. Triste fim do nosso querido Galo. Abraços do litoral capixaba para a Massa.

è Jason eu também queria estar naquela época, para poder viver os bons momentos do Galo, mas infelizmente, hoje temos q nos contentar em apenas reviver esse bons momentos... vi seu blog, bacana, e muito obrigada pelo comentário, Abraços

É muito triste ver um time que era grande se tornar tão medíocre igual está hoje.Por mais que hoje não é um titulo muito falado,eu queria ver um time como esse. O time jogava com amor a camisa , com raça, aquela camisa do Clube Atletico Mineiro soh usava quem amava o clube de verdade,é bonito relembrar essa epoca de verdadeiros craques do passado, muito bacana o texto !! Parabens a @moraesjoice13

MEU Twitter : @MarcusCAM13

Um grande time como o Atletico MG, não poderia passar pela historia do futebol sem deixar sua marca. E devemos tudo isso aos excelentes jogadores, e também a grande massa atleticana, que em todos os momentos estão la, torcendo e dando forças ao clube. Pois um time onde ha amor, sempre se espera mais, e cada vez conquistamos nossas metas. Abraços
Ficou excelente a matéria.
@deyvims

Sempre quis saber a verdade sobre o título do gelo,muito boa matéria.

@LeiaCandido

Postar um comentário