19 de jun de 2012

Belletti, um dos destaques de 1999!

Há exatamente 36 anos e um dia atrás nascia Beletti, jogou aqui no Galo apenas uma temporada mas se destacou muito em sua passagem por aqui, e até hoje está nas lembranças de muitos atleticanos.

O início da carreira de Juliano Haus Belletti, foi no Cruzeiro no ano de 1991 ele participou de uma peneirada com outros 200 jogadores e foi aprovado pelo técnico Eduardo Amorin, na posição de meia-esquerda. A sua estreia como profissional foi logo aos 18 anos (em 1994), no empate do Cruzeiro contra o Bragantino, depois disso ele se destacou tanto que acabou sendo convocado pelo técnico Zagallo logo aos 19 anos.

Após tanto destaque Belletti acabou sendo envolvido em uma negociação com o São Paulo, em uma troca envolvendo alguns jogadores acertou sua ida para o tricolor paulista, lá conquistou dois campeonatos a Copa dos campeões Mundiais de 1996 e o campeonato paulista de 1998. Depois de sofrer algumas contusões foi emprestado para o Galo para recuperar seu bom futebol, até então ele vinha sendo escalado como lateral direito no São Paulo, aqui no Atlético o técnico Darío Pereyra o escalou como ala direito e essa opção deu muito certo, em 28 jogos ele marcou 10 gols.

Mesmo ficando tão pouco tempo aqui no Atlético ele conseguiu cair nas graças da massa alvinegra, no time que tinha Marques, Guilherme, Ramon, Lincoln, Claudio Caçapa entre outros o Galo chegou ao vice campeonato brasileiro. Essa infelizmente foi a última grande campanha do Galo em campeonatos brasileiros, talvez por isso os nomes desse time tenham ficado durante tanto tempo na cabeça dos atleticanos. No Atlético Belletti se destacou também pela sua superação, no meio do campeonato brasileiro ele sofreu um acidente de trânsito e teve de ficar 2 meses sem jogar, só conseguiu voltar no fim do campeonato brasileiro e se destacou com grandes atuações. Após essas grandes atuações pelo Galo ele acabou voltando para o São Paulo.


Time vice campeão brasileiro de 1999

No seu retorno ao tricolor paulista ele se ofereceu ao técnico Levir Culpi a jogar na lateral direita,e conseguiu ir bem, tanto que foi convocado para a seleção campeã mundial de 2002 e não se esqueceu do Galo declarou a seguinte frase" Só estou aqui hoje porque o Atlético me projetou, quero muito algum dia voltar ao Atlético". No mesmo ano  acabou sendo transferido para o Villareal,e depois de algumas boas temporadas foi para o todo poderoso Barcelona.

No time catalão Belleti fez 3 boas temporadas, ganhou muitos títulos, e não marcou muitos gols aliás marcou apenas 1 gols nas 3 temporadas, mas foi um dos gols mais importantes da história do Barça, o gol do título da Liga dos Campeões de 2005/2006. Em entrevista após o gol Belletti afirmou: "Às vezes, fico pensando: 'por que eu?' Por que me aconteceu isso? Acho que Deus deu esse gol para mim porque nunca reclamei, sempre procurei no trabalho a melhor forma de me superar."

Momento do Gol histórico de Belletti
Belletti ao lado do noss atual jogador e craque R49
Em 2007 transferiu-se para o Chelsea por 5,5 milhões de euros, indicado pelo então técnico José Mourinho, no Chelsea ele se destacou muito e se tornou um ídolo marcando gols bonitos,importantes e conquistando 4 importantes títulos pelo time de Londres. Com tantas conquistas se tornou um Chelsea Legend.

Belletti em ação pelo Chelsea
Em 2010 retornou para o Brasil, veio para o Fluminense e conquistou o Brasileirão de 2010, mas não se destacou pelo time carioca e acabou recindindo seu contrato no início de 2011 indo para o Ceará. Lamentávelmente ele não conseguiu jogar nenhum jogo pelo Ceará e acabou se aposentando.

Atualmente Belleti estuda para se tornar um técnico de futebol, no início do ano ele fez um estágio com o técnico Cuca na cidade do Galo. Infelizmente ele não conseguiu voltar pro Galo como jogador, mas quem sabe volte um dia como técnico, com certeza a torcida vai recebê-lo de braços abertos.

PARABÉNS BELLETTI!!!

@diegopantuza



0 comentários:

Postar um comentário