13 de set de 2011

O artilheiro intelectual!





Anibal Monteiro Machado nasceu no dia 9 de dezembro de 1894, um homem de muitas profissões foi de jogador de futebol até grande escritor brasileiro.Ele foi um dos fundadores do Clube Atlético Mineiro, e ainda fez o primeiro gol da história do Galo.


Ele começou seu curso superior na Faculdade Livre de Direito no Rio de Janeiro, até se transferir para Belo Horizonte onde se formou, depois de formado se tornou professor na Colégio Estadual de Minas Gerais, e ainda era crítico de artes plásticas no Diário de Minas onde teve a oportunidade de trabalhar com Carlos Drummond de Andrade. Em 1945 foi eleito presidente da Associação Brasileira de Escritores e organizou o Primeiro Congresso Brasileiro de escritores que acabou tendo uma influência no fim da ditadura de Vargas. O primeiro livro escrito por Anibal foi "Um ensaio sobre cinema", além de muitas outras obras, mas a que se destacou mesmo foi "Viagem aos seios de Duília". Ele ainda teve traduziu e escreveu peças teatrais que acabaram se tornando novelas, e ainda textos que se tornaram filmes.


Como já foi dito ele e seus amigos se reuniram no teatro municipal e acabaram fundando o Galo, o primeiro jogo foi contra o Sport Club-BH, o público estimado da partida foi de 3000 torcedores, a escalação do Atlético foi: Eurico Catão, Mauro Brochado e Leônidas; Raul Fracarolli, Mário Toledo e Hugo Fracarolli; Margival, Francisco (Mário Neves), Horácio (Zeca Alves), Mário Lott (Aníbal Machado "Pingo") e Benjamin Moss. Tec: Chico Neto. Os gols da partida foram marcados por Aníbal (o primeiro gol da história do clube), Zeca Alves e Mário Neves, o Galo ganhou o jogo por 3x0. Depois veio uma sequência de jogos com o mesmo Sport e nós ganhamos todas. 


Sem dúvida Anibal é um dos personagens mais importantes da história do Clube Atlético Mineiro, além de um dos fundadores fez o primeiro gol da história do clube, e ainda se tornou um homem importantíssimo para a literatura e arte brasileira.


@diegopantuza

1 comentários:

Mto bacana a reportagem, gostei mto.

http://twitter.com/#!/MagnumCaetano

Postar um comentário