13 de mai de 2011

Por que Campeão do Gelo?

Por @ThalesEduardo13

O atlético foi o primeiro time a sair do País para disputar uma partida de futebol. Em 1950 quando foi convidado a uma excursão á Europa o Galo enfrentou grandes clubes do velho continente e teve o frio como o principal adversário. Alguns não gostaram da idéia, mas mesmo assim o time que havia sido campeão no ano anterior pegou as malas e foi a viajar.


O primeiro adversário do clube em campo foi o Munich 1860 um dos mais famosos times alemães da época. Foi a primeira vitória do Galo na Europa, e a primeira de um time brasileiro. Galo 4x3, no sufoco como deve ser. O Atlético jogou depois com mais 3 grandes alemães e dois de pouca reputação. Fora da Alemanha jogou contra o Viena da Áustria, Anderlecht da Belgica, Stade Français da França e a Seleção de Luxemburgo.

No Inverno Alemão o Galo se superou para vencer, mas uma derrota foi inevitável. No norte do frio país os jogadores tentaram se aquecer de várias formas, mas nesse dia o frio e o cansaço foram maiores do que a qualidade alvinegra: derrota para o Werder Bremen por 3x1.


O time comandado pelo Uruguaio Ricardo Diez venceu o jogo contra o Schalke 04 em um estádio onde não havia grama, somente terra. Pouco depois já em território austríaco o Galo foi derrotado pela segunda e ultima vez em sua excursão: 3x0 para o Viena. Depois de voltar a Alemanha com mais uma vitória o clube partiu em direção a Bélgica onde vencera o Anderlecht por 2x1.



O Galo retornou de novo a Alemanha onde empatou contra o fraco time do Eintracht Braunschweg por 3x3. Empatamos também com a seleção de Luxemburgo, empates que foram creditados ao cansaço das longas viagens e ao intenso frio. A despedida da Europa foi em Paris, contra o Stade Français( Atual Paris Saint Germain). Despedida essa com vitória por 2x1.

O feito foi tão comemorado na época que foi imortalizado no hino do clube. Alvo de criticas e piadinhas de rivais o Atleticano tem que ter muito orgulho por esta "conquista". Claro que não houve campeonato, não houve vencedor e nem vencido. Mas para o atleticano pouco importa!
O importante é que nossa história é grandiosa, é vencedora, e linda e rica em momentos únicos.
Que o feito desses homens, que venceram o frio e o cansaço para levar o nome do Atlético ao mundo seja reconhecido enquanto nossa história durar.


Quer ganhar uma camisa personalizada do blog Galo de Prata 13? Nos ajude a escolher uma frase para as costas da camisa e concorra a uma! Clique aqui e saiba como participar.

Chegada da delegação a Belo Horizonte. Time é recebido com festa


Fonte: Galo Digital
Imagens: Galo Sampa

0 comentários:

Postar um comentário