14 de dez de 2010

Porque não Bi Campeão Brasileiro?




Mario de Castro um dos craque do título de 1937

Ontem a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) resolveu unificar os títulos brasileiros, considerando os títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, com isso times como Palmeiras, Santos, Bahia, Cruzeiro, e Fluminense.

Já que a CBF resolveu considerar os títulos a partir de 1959, porque não considerar o título alvinegro de 1937, já que esse campeonato foi o primeiro campeonato foi a primeira competição nacional oficial, e este torneio é considerado semelhante a Taça Brasil, e ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa o campeonato foi organizado pela FBF (Federação Brasileira de Futebol). O Galo conquistou o título jogando contra os campeões dos Estados de São Paulo (Portuguesa), Rio de Janeiro (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco), sendo que todos esses times foram campeões estaduais em 1936.

O campeonato tinha uma fase preliminar em que disputavam um representante do Rio (o Aliança F.C.), o campeão da liga de sports da Marina e campeão do Estado do Espírito Santo (o Rio Branco). Primeiro se enfrentaram o Aliança e a Liga de Sports da Marinha, jogo este que foi vencido pela Marinha, e o vencedor desse jogo enfrentou o Rio Branco, que ganhou o jogo e se classificou para a próxima fase que incluía o Atlético, a Portuguesa e o Fluminense.
Esta fase era dispultada no sistema de pontos corridos, em que cada vitória valia 2 pontos.

O Atlético estreou no campeonato sendo goleado pelo Fluminense por 6 x 0, empatou com o Rio Branco por 1 x 1, depois desse início ruim o Galo reagiu e venceu a Portuguesa por 5 x0, o Fluminense por 4 x 1, o Rio Branco por 5 x 1 e a Portuguesa por 5 x 2 se tornando campeão da copa dos campeões de 1937.

Já que a CBF resolveu considerar os títulos ganhos de 1959 à 1970, porque não considerar o Título alvinegro que ganhou um campeonato organizado pela FBF (atual CBF). O nosso presidente Alexandre Kalil devia aproveitar para reivindicar este título. Mas agora nos resta saber se a CBF vai ter o mesmo critério com o Galo, já que não temos Pelé nos ajudando nessa batalha.


Por que não a segunda estrela?

ABRAÇO NAÇÃO
DIEGO PANTUZA



5 comentários:

reivindicação justa a sua, mas se formos continuar assim, copa do brasil também será campeonato brasileiro porque é um campeonato de nível nacional.

taça de prata e taça brasil nunca foram Campeonato Brasileiro, mas deixe a CBF fazer o que quer, será legal ver a "taça das bolinhas" ter de mudar de mão novamente! :D

-- http://noticiagalo.blogspot.com

VEJAM ESTE TITULO DO GALO -- http://twixar.com/o3jnU

Também acho q nenhum desses deveria ser considerado, mas ja q taça brasil é brasileiro. Ser campeao dos campeões tbm deveria ser.

o presidente do clube já afirmou para todos ouvirem que isso é uma ''bobagem'' ou seja, a propria instituição ja desmereceu sua conquista... o que nos faz pensar que o presidente não parece muito seguro do valor da competição... ele prefere continuar brigando para ser o primeiro campeão nacional... enqunato isso o cruzeiro comemora seu bi campeonato... e não é só o título do cruzeiro... a briga a com santos, palmeiras, botafogo, fluminense... na verdade, o paulista também seria campeão brasileiro. em um triangular disputado em 1920 superou o campeão gaucho e o campeão do rio de janeiro... portanto, mesmo como o reconhecimento do título de 37, o galo não seria mais o primeiro campeão nacional...

acho que só o campeonato de 1937 deveria ser unificado, pois teve os campeos de todos os estados

Postar um comentário